Conselheiro BERNARDO JACINTHO DA Veiga

Contexto

Conselheiro BERNARDO JACINTHO DA Veiga FRANCISCO LUIZ SATURNINO DA Veiga SILVESTRE LUIZ Rôlo BRIZIDA THEREZA DE JESUS Veiga FRANCISCA XAVIER DE Barros DOMINGOS CARDOSO DE Barros MARIA DA CONCEIÇÃO MARIANNA DE PAIVA Bueno HELIODORA CÂNDIDA DA Veiga UMBELINA AUGUSTA DA Veiga EVARISTO XAVIER Veiga FRANCISCO XAVIER DA Veiga MARIANA BERNARDINA DA VEIGA Veiga EDELTRUDES MARIA DA Veiga MARIA EFIGÊNIA DE São José BERNARDO JACINTHO DA Veiga

Pais

Pai Data de Nascimento Mãe Data de Nascimento
 FRANCISCO LUIZ SATURNINO DA Veiga 1771  FRANCISCA XAVIER DE Barros

Companheiros & Crianças

Cônjuge Data de Nascimento Filhos
 MARIANNA DE PAIVA Bueno  HELIODORA CÂNDIDA DA Veiga
 UMBELINA AUGUSTA DA Veiga
 EVARISTO XAVIER Veiga
 FRANCISCO XAVIER DA Veiga
 MARIANA BERNARDINA DA VEIGA Veiga
 EDELTRUDES MARIA DA Veiga
 MARIA EFIGÊNIA DE São José  BERNARDO JACINTHO DA Veiga

Eventos

Tipo do Evento Data Local País Descrição
Nascimento 20/06/1802 Rio de Janeiro
Óbito 21/06/1845 Rio de Janeiro-RJ

Fatos

Mídia

Notas

(Fonte: 21 de junho 1845, Efemérides Mineiras)
Na idade de 43 anos e um dia (pois nascera no Rio de Janeiro a 20 de junho de 1802) falece no Rio de Janeiro o conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, membro do instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Era filho legítimo de Francisco Luiz Saturnino da Veiga e de D. Francisca Xavier de Barros Veiga. Apenas concluiu o estudo das línguas pátria, latina e francesa, geografia, história, filosofia e matemáticas elementares e a aprendizagem da arte de encadernador, A qual o submeteu seu pai, sem nunca aliás tê-la exercido, veio ainda muito jovem para Minas Gerais, que representou no Parlamento, cujo governo dirigiu duas vezes e onde constituiu família, passou a maior parte de sua vida e pôde prestar muitos serviços ao país na imprensa, na administração e na Assembléia Legislativa Provincial,
Tendo fixado sua residência como negociante na cidade da Campanha, então vila, cedo começou, a exemplo de seu irmão Evaristo Ferreira da Veiga, redator da Aurora Fluminense, a interessar-se vivamente pela causa pública, e no desígnio patriótico de bem serví-la prosseguiu com esforço contínuo em seus estudos de gabinete, ampliando assim dia-a-dia a soma dos conhecimentos que o ilustravam e eram emoldurados por civismo exemplar e rígida probidade.
Já ocupava na Campanha cargos de eleição popular quando ali fundou a primeira folha periódica local, a Opinião Campanhense, aparecida a 7 de abril de 1832, primeiro aniversário da gloriosa revolução - da qual, na frase do ilustre Sr. Dr. Homem de Mello, foi personificação viva Evaristo da Veiga, cuja orientação política intemerata e luminosa Bernardo Jacinto seguia, secundando-lhe em Minas seus esforços patrióticos e vulgarizando-lhe as idéias de bom senso, retido e liberdade.
Cerca de seis anos foi Bernardo Jacinto da Veiga lidador da imprensa, e a sua atitude correta e benemérita nessa esfera de atividade deveu especialmente o mandato popular dos mineiros, que o escolheram para representá-los (1835-1837) no memorável triênioda primeira legislatura de sua Assembléia Provincial, instituição recém-criada e que instalou-se agremiando sumidades em inteligência, patriotismo e caráter imaculado. Foi lhe renovado o mandato popular para o biênio de 1838-1839 da mesma corporação legislativa. Conheceu-o aí bem de perto, desde o começo do referido triênio, o grande estadista mineiro Bernardo Pereira de Vasconcellos, em 1838 ministro do Regente Araújo Lima quando este, por decreto de 26 de fevereiro desse ano, nomeou Bernardo Jacintho Presidente da Província de Minas, cargo que ele exerceu ininterruptamente durante dois anos e cinco meses (de 21 de março de 1838 a 22 de agosto de 1840), deixando nos anais administrativos traços duradouros de seu espírito esclarecido, organizador e severona observância da lei.
Ocupando esse cargo fez grande sacrifício, pois daí começou o esgotamento dos limitados recursos pecuniários de que dispunha. Instou mais de uma vez por sua demissão, mas recusava-lhe o Regente alegando (palavras textuais) "a dificuldade em dar-lhe substituto equivalente." Afinal, mudada a situação política do país com a revolução parlamentar da maioridade, obteve exoneração. Pouco tempo, no entanto, pode repousar das preocupações administrativas curando dos interesses de sua família, comprometidos pela política: inopinadamente, recebeu na Campanha o decreto de 25 de abril de 1842, que de novo o nomeava Presidente de Minas, quando os mais significativos sintomas já pressagiavam a explosão política que não tardou a convulsionar a província. Quisera escusar-se, compenetrado de seus árduos deveres de chefe de familiar por quem lhe cumpria velar, já tendo mais do que as forças lhe permitiam se dedicado a pátria; não lhe consentiram os amigos retrair-se, e seu próprio irmão mais velho, amigo e protetor, João Pedro da Veiga, interveio pedindo-lhe que aceitasse. Dai resultou que a nova presidência de Minas em 1842 custasse aos dois irmãos prejuízo superior a sessenta contos de réis; quer dizer que Bernardo Jacinto nela perdeu o resto de sua pequena fortuna (já desfalcada na anterior presidência) porque nunca teve a habilidade de medrar na vida pública, e nos cargos políticos custeava à própria custa despesas no todo alheias aos seus pessoais interesses, exatamente o contrário do que soem fazer os sagazes...
0 novo governo do conselheiro Veiga em Minas veio pôr em evidência, a par dos predicados que já o recomendayam, a energia e firmeza excepcionais de seu caráter: arcou de frente contra a revolução, improvisou ativo os recursos para combatê-la e salvar a ordem constitucional gravemente ameaçada e, por uma série de providências bem combinadas e resolvidas sem hesitação, preparou em circunstâncias dificílimas os elementos que eficazmente cooperaram para a vitória decisiva do general Caxias na batalha de SantaLuzia. Desencadeadas as paixões, que chegaram ao auge, a ponto de gerarem criminosos desígnios, sua existência correu perigo muitas vezes, sendo descoberta mais de uma trama de assassinato contra ele urdido; mas sua atitude era cada vez mais enérgica e resoluta na capital da província, repetidamente armada de assalto por mais de três mil insurgentes armados, e o Ministro da justiça (relatório da Assembléia Geral de 11 de Janeiro de 1843) afirmou que ouro Preto manteve-se fiel a causa da legalidade graças "a coragem e her6ica constância do Presidente da Província".
Todavia, em sua alma generosa não guardou ódios ou ressentimentos; sofria mesmo pela necessidade de reagir contra as violências da revolta, e apenas foi restabelecida a ordem buscou restabelecer também a situaqção normal no interesse de todos, vencedorese vencidos, pedindo e obtendo a revogação do decreto de 20 de junho de 1842, que mandara observar as leis militares na província.
Referindo-se a volumosa correspondência de Bernardo Jacinto da Veiga com o governo geral durante o movimento revolucionário, o Sr. Dr. Sacramento Blake, no primeiro volume do seu Dicionário Bibliográfico Brasileiro, registra as seguintes palavras do ilustre visconde de Uruguai, Ministro da justiça naquela época: "Aqui está a mais fiel e minuciosa narrativa, a mais genuína e opulenta fonte de informações sobre os vários acontecimentos e os vários personagens da revolução de Minas de 1842. São dois volumesque se completam e sem os quais ninguém poderia escrever com plena ciência sobre aquela revolução. Constituem o primeiro as longas e minuciosas cartas confidenciais que me dirigiu durante aquela crise o Presidente de Minas; e constituem o segundo as cartas que então também dirigi àquele Presidente e que me foram restituídas pelo Sr. João Pedro da Veiga."
Tendo solicitado e obtido demissão da presidência, que neste segundo período exercera de 18 de maio de 1842 a 23 de março de 1843, foi tomar assento na Câmara dos Deputados (legislatura de 1843-1844) como representante da província de Minas que, dando-lheeste novo testemunho de apreço, também significava sua gratidão pelos recentes e excepcionais serviços a ela prestados pelo ex-presidente em quadra tão melindrosa, e até com risco da própria vida.
Já condecorado por anteriores serviços, recebeu em dezembro de 1842 a carta de conselho e pouco antes a nomeação de diretor geral dos Correios do império. Mas o excesso de trabalhos e de vigílias, mormente no período agitadíssimo da revolução, depauperara-lhe o organismo, as forças progressivas o abandonavam; reagindo, dedicava-se aos deveres de seu último cargo e, num esforço sobre si mesmo, tomava parte ativa nos debates parlamentares, especialmente nas discussões de interesse para a província de Minas,a cuja história seu nome está perpetuamente ligado. Assim sucumbiu moço ainda, expirando a 21 de junho de 1845.
0 Instituto Histórico Brasileiro, pelo 0rgão de seu orador, o distinto poeta Manuel Araújo Porto Alegre, prestou cm eloqüente necrológio suas homenagens saudosas ao conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga. Não hesitamos em dizer que ele as merecia, porque se os vínculos do sangue nos criam a suspeição do julgamento, são muitos e de eminentes cidadãos os testemunhos que afirmam-lhe a henemerância como homem de bem, político sincero e patriota intemerato.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
EDILANE MARIA DE ALMEIDA CARNEIRO
MARTA ELOISA MELGAI;O NEVES
Traços de Família
Qualquer registro biográfico de José Pedro Xavier da Veiga que ignore sua herança e convivência familiar será, com certeza, insuficiente para informar os contornos de sua vocação, seu gosto pelas letras, sua noção de missão de um homem público. Mesmo nãosendo propósito deste ensaio reconstruir a trajetória da família Veiga, julgou-se essencial apontar aqui o seu legado, relacionando os nomes e as principais atividades desenvolvidas pelos filhos de Francisco Luis Saturnino da Veiga e Francisca Xavier de Barros, avós paternos de Xavier da Veiga, bem como dos filhos de Lourenço Xavier da Veiga e Jesuína Sales Veiga, seus pais.
Francisco Luis Saturnino da Veiga era português. Chegou ao Brasil em 1784, com treze anos de idade. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde, ainda moço, começou a lecionar latim, aritmética e gramática. Abandonando em pouco tempo o oficio de professor, passou a dedicar-se ao comércio de livros, atividade que viria a concorrer decisivamente para a formação de seus filhos, cultivando neles, desde muito cedo, o gosto pela leitura. Francisco Luis casou- se com Francisca Xavier de Barros, e tiveram quatro filhos: João Pedro, Evaristo, Bernardo e Lourenço.
Em 1823, com a herança deixada pela mãe, João Pedro e Evaristo estabeleceram-se, também no comércio de livros, sociedade desfeita poucos anos depois, quando cada irmão instalou o seu próprio negócio.
Evaristo da Veiga, em 1827, passou a fazer parte da redação do jornal carioca Aurora Fluminense, transformando-se, depois, com seu único redator. Seus biógrafos foram unânimes em destacar como fator de sucesso desse jornal o fato de contrapor-se ao baixonível das gazetas que circulavam no Rio de Janeiro naquela ocasião. A liberdade constitucional, o sistema representativo, o papel da imprensa e o combate á má administração de dom Pedro I foram temas sempre explorados por Evaristo e que o projetaram no cenário político do País. Otávio Tarquinio de Souza, em apontamento biográfico e Evaristo, o define como sendo "fundamentalmente um moderado, uma natureza que aborrecia os extremos, um individuo fadado à posição de equilíbrio entre a conservação e o progresso, entre a tradição e a novidade. "Eleito deputado por Minas Gerais à Assembléia Geral por mais de uma legislatura, Evaristo teve participação direta no processo de abdicação de dom Pedro I e na regularização do sistema de regência, tendo integrado também a Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional, instalada cm 19 de maio de 1831. Foi chefe do Partido Moderador e trabalhou na elaboração do Ato Adicional de 1834, em que conseguiu fazer vitoriosa sua tese de que só a Câmara dos Deputados, e não ao Senado, cabiam atribuições constituintes.
Bernardo Jacinto da Veiga e Lourenço Xavier da Veiga, os filhos mais jovens de Francisco Luis Saturnino da Veiga, mudaram-se para Campanha, cidade ao sul da província de Minas Gerais, em 1818 e 1822, respectivamente. Em 1830, instalaram na cidade uma livraria, e já no ano seguinte Bernardo passaria a redigir e publicar o jornal Opinião Campanhense, veiculo que circulou por cinco anos, inspirado essencialmente na linha editorial do Aurora Fluminense. Bernardo participou por mais de uma leosiatura da Assembléia Legislativa Provincial de Minas Gerais e exerceu por dots perfodos a presidência dessa provincial sendo um deles por ocasião do movimento liberal de 1842, em que atuou empenhadamente pela manutenção da ordem constitucional. Em suas Efemérides Mineiras, em registro de 21 de junho de 1845, data do falecimento de Bernardo, Xavier da Veiga, ressalta a firmeza excepcional de caráter de seu tio:
"... arcou de frente contra a revolução, improvisou ativos os recursos para combatê-la e salvar a ordem constitucional gravemente ameaçada e, por uma série de providências bem combinadas e resolvidas sem hesitação, preparou em circunstâncias dificílimas os elementos que eficazmente cooperaram para a vitória decisiva do general Caxias na batalha de Santa Luzia."
Bernardo foi também representante na Câmara dos Deputados do império, entre 1843 e 1844.
Lourenço Xavier da Veiga, atuando também na imprensa, fez circular em Campanha, entre 1854 e 1855, o jornal Nova Província, voltado para a defesa da criação de uma nova província no sul de Minas. No período de 1859 a 1863, ainda perseverando nesta mesma causa, Lourenço traria a público mais um periódico, 0 Sul de Minas.
Os filhos de Lourenço Xavier da Veiga' continuaram, através da imprensa e da atividade parlamentar, a defender a implantação de uma nova província no sul de Minas, tendo por capital a cidade de Campanha. No jornal Monitor Sul Mineiro e ainda nos almanaques que publicaram nos anos de 1872 a 1898, Bernardo Saturnino e seu irmão Evaristo, representantes já da segunda descendência dos Veiga, fariam intensa propaganda desta causa, que diziam ser a mais antiga aspiração do povo sul-mineiro, Em 1876, dirigiriama regente dona Isabel um longo e trabalhado memorial pedindo-lhe que concorresse para a realização de tão justa pretensão. Nos vários movimentos que se seguiram pela criação de uma nova província e, depois, de um novo estado, com a instauração da ordem republicana, Bernardo e Evaristo marcariam sua posição de moderação e de defesa da ordem constitucional, expressa nos editoriais do Monitor Sul Mineiro:
"... termos opinião conhecida sobre a necessidade de constituir-se no sul do Estado em que vivemos um governo independente e livre da tutela de Ouro Preto, e não precisamos de novo declarar que receberíamos com a mais viva alegria a feliz e desejada noticia de que essa aspiração se tornou realidade. Entretanto, afasta-nos atualmente das que se empenham por esse desideratum a questão do modo de criar-se o novo estado. Temos horror as revoluções, que arrastam após si incalculáveis desgraças, levando a divisão o ódio e o luto ao seio das famílias, que desejaríamos ver sempre unidas nos mesmos intuitos, contundidos em sentimentos iguais, irmanados por identidades de afeto.
Embora seja correto afirmar que o tema da criação de uma nova província ou estado no sul de Minas tenha sido recorrente na atuação política de vários membros da família Veiga, torna-se necessário destacar o contorno assumido por essa proposta. Certamentenão se contrapunha a idéia de unidade nacional ou, mesmo, de monarquia constitucional, mas explicitava a necessidade de implantação de uma administração descentralizada que contemplasse as especificidades locais. As epigrafes registradas nos jornais dos Veiga indicavam bem que a moderação era a técnica de sua defesa. Assim se anunciava o
Opinião Campanhense, circulando com a seguinte epígrafe: "Um povo não pode conservar sua forma de governo livre e a felicidade que resulta da liberdade senão por sua adesão firme e constante as regras da justiça e da moderação. "
Segundo apontamentos biográficos fornecidos pelo Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort (Campanha-MG), Lourenço Xavier da Veiga casou-se com Jesuína de Sales e teve, além de José Pedro, outros nove filhos, a saber: Francisco Cindida Ferreira da Veiga, Evaristo Ferreira da Veiga (formado cm Direito pela Faculdade de São Paulo e representante na Câmara dos Deputados do Império), João Pedro da Veiga (escrivão dos órfãos na comarca de Alfenas), Lourenço Xavier da Veiga (oficial da Câmara dos Deputadosdo Império), Bernardo Saturnino da Veiga (diretor do Monitor Sul Mineiro, editor do Almanaque Sul Mineiro, organizador da Enciclopédia Popular, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e subdiretor da Administração dos correiosde Campanha), Francisco Luis da Veiga (formado cm Direito pela Faculdade de São Paulo, promotor Público, Juiz municipal, inspetor da Tesouraria Provincial de Minas, secretário de governo da província de Sergipe, representante na Assembléia Provincial, constituinte mineiro, deputado no Congresso Nacional, participantes da fundação da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais), Saturnino Simplício de Sales Veiga (formado em Medicina pela faculdade do Rio de Janeiro e inspetor sanitário em São Paulo) ,Jesuína Gabriela da Veiga e Ângelo Xavier da Veiga (formado em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro).
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Aos 21 anos de idade, ainda solteiro, teve um filho que levou o seu nome BERNARDO JACINTHO DA VEIGA, com Maria Ephigênia de São José, Bernardo teve como padrinhos o irmão de seu pai, Lourenço Xavier da Veiga e Dona Anna Bernnardina, o nascimento ocorreu no dia 26 de março de 1825, em Campnha-MG.
No casamento com Marianna de Paiva Bueno teve os seguintes filhos:
a) Doutor Francisco Xavier da Veiga, natural da Campanha, formado em medicina, faleceu em 1868 no Rio de Janeiro onde foi médico de nomeada; casou em 1858 com Maria Gertrudes Diogo e teve: (a1) Alfredo da Veiga � em 1879; (a2) Doutor em medicina Carlos Francisco Xavier da Veiga; (a3) Doutor Bernardo Jacintho da Veiga, advogado, formado pela faculdade de Direito de São Paulo, em 23.09.1889, advogou no Rio de Janeiro.
b) Heliodora Candida da Veiga, natural da Campanha, � em 1876 no Rio de Janeiro, foi casada com o doutor em medicina Antonio José de Souza e teve 1 f.ð: (b1) Doutor Antonio Francisco de Souza, � em 1888 no Rio de Janeiro, foi casado com Elvira Carolina Bernardes em 1883 e teve 3 f.ðs: Heitor, Evaristo e Alfredo.
c) Mariana Bernardina da Veiga, solteira no Rio de Janeiro.
d) Edeltrudes Maria da Veiga, natural da Campanha, solteira no Rio de Janeiro.
e) Dr. Evaristo Xavier da Veiga, engenheiro civil, natural de Ouro Preto, faleceu em 1893 no Rio de Janeiro, e foi casado em 1870 com Anna Candida Bittencourt, � em 1887. Sem geração.
f) Umbelina Augusta da Veiga, natural do Rio de Janeiro, aí faleceu em 1873; foi casada em 1872 com Belarmino de Arruda Camara. Sem geração.

Recursos

Afinidades

NomeGrau de AfinidadeData de NascimentoLocal de NascimentoData de FalecimentoLocal do Óbito
Companheiros(as)
MARIA EFIGÊNIA DE São JoséEsposaCampanha-MG
MARIANNA DE PAIVA BuenoEsposa1874Rio de Janeiro-RJ
Irmãos & Irmãs
Tenente-Coronel LOURENÇO XAVIER DA Veiga Tenente-CoronelIrmão1806Rio de Janeiro-RJ1863Campanha-MG
EVARISTO DA VeigaIrmão08/10/1799Rio de Janeiro-RJ12/05/1837Rio de Janeiro-RJ
JOÃO PEDRO DA VeigaIrmãoRio de Janeiro-RJRio de Janeiro-RJ
Crianças
BERNARDO JACINTHO DA VeigaFilho15/03/1825Campanha-MGCaldas-MG
EDELTRUDES MARIA DA VeigaFilhaCampanha-MGRio de Janeiro-RJ
EVARISTO XAVIER VeigaFilhoOuro Preto-MG1893Rio de Janeiro-RJ
FRANCISCO XAVIER DA VeigaFilhoCampanha-MG1868
HELIODORA CÂNDIDA DA VeigaFilha1876Rio de Janeiro-RJ
MARIANA BERNARDINA DA VEIGA VeigaFilhaCampanha-MGRio de Janeiro-RJ
UMBELINA AUGUSTA DA VeigaFilha1873Rio de Janeiro-RJ
Pais
FRANCISCO LUIZ SATURNINO DA VeigaPai1771Lisboa - Portugal17/12/1841Rio de Janeiro-RJ
FRANCISCA XAVIER DE BarrosMãeRio de Janeiro-RJ
Bisneto
ANNA DA VEIGA TorresBisneta28/03/1891Caldas- MG06/05/1967São João da Boa Vista -SP - Brasil
BERNARDO DA VEIGA TorresBisneto04/04/1888Caldas-mg09/05/1934Espirito Santo do Pinhal - SP
ANGELICA TorresBisneta
FRANCISCA TorresBisneta
IRIA TorresBisneta
JOÃO TorresBisneto
JOSEFINA TorresBisneta
JOSÉ ANTONIO TorresBisneto
MARIA TorresBisneta
RACHEL TorresBisneta
VICENTE TorresBisneto
Terceiro Neto
LUIZ TORRES DA SilvaTerceiro Neto22/02/1927Andradas (MG) - BrasilMAY 1992São João da Boa Vista-SP
IRIA TORRES DA SilvaTerceira Neta05/05/1925
MERCÊS TORRES DA SilvaTerceira Neta24/09/1923
VICENTE PEREIRA DA SilvaTerceiro Neto28/12/1914Andradas- MG27/07/1983
MARIA APARECIDA TORRES DA SilvaTerceira Neta24/04/1911Andradas- MG04/06/1999Mogi das Cruzes - SP
ADRELINA TORRES DA SilvaTerceira Neta
ALBERTO DE CARVALHO TorresTerceiro Neto
ANA ROSA TorresTerceira Neta
ANEZIA DE CARVALHO TorresTerceira NetaAndradas- MG
ANTONIA TORRES DA SilvaTerceira Neta
BERNARDO TorresTerceiro Neto
CECÍLIA TORRES DA SilvaTerceira Neta
GERALDA TorresTerceira Neta
GERALDO FRANCISCO LandreTerceiro Neto
HERCILIA DE CARVALHO TorresTerceira NetaAndradas- MG
INÊS TORRES DA SilvaTerceira Neta
IRACEMA TorresTerceira Neta
JOSÉ CARLOS DA VEIGA TorresTerceiro Neto
JULIETA DE CARVALHO TorresTerceira NetaAndradas- MG
LOURENÇO TORRES DA SilvaTerceiro NetoAndradas- MG
LUIZA APARECIDA TorresTerceira Neta
LUZIA TORRES DA SilvaTerceira NetaAndradas- MG
MARIA APARECIDA LandreTerceira Neta
MARIA CÂNDIDA TorresTerceira Neta
MARIA DE CARVALHO TorresTerceira NetaAndradas-MG
MARIA TORRES DA SilvaTerceira Neta
ODETE TorresTerceira Neta
PAULO DE CARVALHO TorresTerceiro NetoAndradas- MG
TEREZINHA TorresTerceira Neta
VICENTE JOSÉ TorresTerceiro Neto
Quarto Neto
LUIS AUGUSTO DE SENA DA SilvaQuarto Neto08/07/1969Aguas da Prata-SP
ANTONIO AUGUSTO DA SILVA CazariniQuarto Neto21/05/1966
JOSÉ CARLOS DA SILVA FerreiraQuarto Neto23/02/1966
REGINA CELIA DE SENA DA SilvaQuarta Neta30/07/1965Aguas da Prata SP
JOÃO BATISTA DA SILVA CazariniQuarto Neto13/01/1965
CRISTINA APARECIDA DE SENA DA SilvaQuarta Neta16/12/1963São João da Boa Vista -SP
PAULO AFONSO DA SILVA CazariniQuarto Neto03/08/1963
BENEDITO AFONSO DA SILVA FerreiraQuarto Neto31/05/1963
HELDER ANTONIO DE SENA DA SilvaQuarto Neto23/09/1962Aguas da Prata SP
LUIS FERNANDO DE SENA DA SilvaQuarto Neto10/11/1960Aguas da Prata SP
LUCILA MARIA PEREIRA DA SilvaQuarta Neta11/04/1960
LUIS JOSE DE SENA DA SilvaQuarto Neto02/05/1959Aguas da Prata-SP
JOSÉ GERALDO DA SILVA CazariniQuarto Neto22/07/1958
CLEMENTE MARIA DE SENA DA SilvaQuarto Neto11/01/1958Aguas da Prata-SP
MIRIAM APARECIDA PEREIRA DA SilvaQuarta Neta04/08/1957
GERALDO AFONSO DEZENA DA SilvaQuarto Neto10/06/1956Aguas da Prata SP
ELZA MARIA DA SILVA FerreiraQuarta Neta31/05/1956
CARLOS ROBERTO PEREIRA DA SilvaQuarto Neto19/11/1955
ANA MARIA DE SENA DA SilvaQuarta Neta17/07/1954Aguas da Prata-SP
TEREZA DE FÁTIMA DA SILVA FerreiraQuarta Neta04/04/1954
TARCISIO DE SENA DA SilvaQuarto Neto16/12/1953Aguas da Prata SP
REGINA CÉLIA PEREIRA DA SilvaQuarta Neta20/11/1953
ANTONIO DANIEL DE SENA DA SilvaQuarto Neto12/10/1952Aguas da Prata SP01/05/1991São Paulo - SP
JOÃO BATISTA PEREIRA DA SilvaQuarto Neto14/07/1952
ANTONIO GABRIEL DA SILVA FerreiraQuarto Neto15/07/1951
MIGUEL PEREIRA DA SilvaQuarto Neto24/05/1951
FLÁVIO GABRIEL PEREIRA DA SilvaQuarto Neto29/07/1949
FRANCISCA MARIA DA SILVA FerreiraQuarta Neta31/10/1948
RAFAEL PEREIRA DA SilvaQuarto Neto03/05/1947
JOSÉ EUSTÁQUIO DA SILVA FerreiraQuarto Neto03/09/1946
FERNANDO PEREIRA DA SilvaQuarto Neto25/10/1944
LUCIA MARIA DA SILVA FerreiraQuarta Neta29/07/1944
CARLOS EDUARDO DA SILVA FerreiraQuarto Neto06/02/1943
ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DA SilvaQuarto Neto08/03/1942
MARIA TERESINHA PEREIRA DA SILVA SilvaQuarta Neta27/09/1939
JOSÉ VICENTE PEREIRA DA SilvaQuarto Neto27/01/1937
AFONSO DA SilvaQuarto Neto
ANA CAROLINA DA SilvaQuarto Neto
ANA CECÍLIA DA SilvaQuarta Neta
ANA INÁCIA GONÇALVES PradoQuarta Neta
ANTONIO CLARETE DA SilvaQuarto Neto
ANTONIO TOMÉ GonçalvesQuarto Neto
BERNADETE PEREIRA DA SilvaQuarta Neta
CARLOS DA SilvaQuarto Neto
CELINA TORRES DA SilvaQuarta Neta
CLAUDETE TORRES DA SilvaQuarta Neta
DINIZ TORRES DA SilvaQuarto Neto
ELIZABETE PEREIRA DA SilvaQuarta Neta
FLÁVIO DA SilvaQuarto Neto
FLÁVIO TORRES DA SilvaQuarto Neto
GERALDO PEREIRA DA SilvaQuarto Neto
HELOISA PEREIRA DA SilvaQuarta Neta
HOSANA TORRES DA SilvaQuarta Neta
JOANAQuarta Neta
JOÃO PEDRO GonçalvesQuarto Neto
JOSÉ MARCOS GonçalvesQuarto Neto
MARGARETE PEREIRA DA SilvaQuarta Neta
MARIA ROSA PEREIRA DA SilvaQuarta Neta
MARIA TEREZINHA DA SilvaQuarta Neta
MAURO DA SilvaQuarto Neto
MOISESQuarto Neto
NILSE DA SilvaQuarta Neta
NILVEA TORRES DA SilvaQuarta Neta
PAULO SILAS GonçalvesQuarto Neto
PAULO TORRES DA SilvaQuarto Neto
PEDRO ANTONIO DA SilvaQuarto Neto
PEDRO PEREIRA DA SilvaQuarto Neto
RACHEL TorresQuarta Neta
RAFAEL PEREIRA DA SilvaQuarto Neto
TADEU DA SilvaQuarto Neto
Quinto Neto
MARIA LUIZA DA SILVA BuffoQuinta Neta10/04/2000São João da Boa Vista - SP - Brasil
GABRIEL AUGUSTO CARDOSO CazariniQuinto Neto25/10/1999
Filho LUIZ MARCELO Lipi FilhoQuinto Neto29/09/1998Botucatu-SP
ISABELA DA SILVA BuffoQuinta Neta18/06/1998São João da Boa Vista - SP - Brasil
MARINA DA SILVA BuffoQuinta Neta18/06/1998São João da Boa Vista - SP - Brasil
VITOR SORCI FerreiraQuinto Neto09/09/1997
LUIZ GUSTAVO LipiQuinto Neto24/09/1996Bauru-SP
BRUNA IRIA SANCHES CazariniQuinta Neta16/09/1996
AFONSO SORCI FerreiraQuinto Neto28/07/1995
LUCAS CAMPOPIANO DA SilvaQuinto Neto26/12/1994São João da Boa Vista - SP - Brasil
RAFAEL BARROSO CazariniQuinto Neto22/11/1994
ANA PAULA BARROSO CazariniQuinta Neta11/07/1992
LETÍCIA CAMPOPIANO DA SilvaQuinta Neta24/04/1992São João da Boa Vista - SP - Brasil
Jr HELDER ANTONIO DE SENA DA Silva JrQuinto Neto10/10/1991São João da Boa Vista - SP - Brasil
TASSIA BEATRIZ TAVARES DA SilvaQuinta Neta07/08/1991São João da Boa Vista -SP
PEDRO MachadoQuinto Neto29/04/1991
THAÍS QUERO FerreiraQuinta Neta29/01/1991
ANE CAROLINE CARDOSO CazariniQuinta Neta10/12/1990
GUILHERME AUGUSTO GOMES DE SENA DA SilvaQuinto Neto14/08/1990São João da Boa Vista -SP
CAROLINA SORCI FerreiraQuinta Neta14/03/1990
TATIANA AMÁBILE BARROSO CazariniQuinta Neta28/06/1989
GUILHERME PEREIRA DA SilvaQuinto Neto08/11/1988
LIGIA MARIA TORRES DA SilvaQuinta Neta15/08/1988São João da Boa Vista - SP - Brasil
CAROLINA GOMES DE SENA DA SilvaQuinta Neta28/04/1988São João da Boa Vista - SP - Brasil
JOSIANE CRISTINA SANCHES CazariniQuinta Neta03/02/1988
JOÃO PAULO CARDOSO CazariniQuinto Neto26/01/1988
FELIPE AUGUSTO TAVARES DA SilvaQuinto Neto07/08/1987São João da Boa Vista -SP
IGOR BarosaQuinto Neto30/07/1987
RAFAEL PEREIRA DA SilvaQuinto Neto15/05/1987
PAULO CESAR TORRES DA SilvaQuinto Neto03/10/1986São João da Boa Vista - SP - Brasil
NATÁLIA FERREIRA CERIPIERI CeripieriQuinta Neta18/09/1986
JOYCE DE FÁTIMA SANCHES CazariniQuinta Neta05/06/1986
PAULO DA SILVA TardivoQuinto Neto03/12/1985
NATALIADA SILVA FORTE ForteQuinta Neta14/11/1985São Sebastião da Grama - SP
ANA ELISA CONZ DA SilvaQuinta Neta21/09/1985São João da Boa Vista -SP
TADEU EDUARDO TAVARES DA SilvaQuinto Neto30/08/1985São João da Boa Vista -SP
Filho FLÁVIO GABRIEL PEREIRA DA Silva FilhoQuinto Neto18/04/1985
JACY DE ARAUJO E SilvaQuinto Neto10/08/1984São João da Boa Vista - SP - Brasil
ELAINE CRISTINA DA SILVA TardivoQuinta Neta21/06/1984
BRUNO FERREIRA NevesQuinto Neto15/03/1984
LILIAM FERREIRA NevesQuinta Neta11/11/1983
MARIANA FERREIRA CeripieriQuinta Neta01/07/1983
ANTONIO AUGUSTO ARAUJO E SilvaQuinto Neto23/05/1983Vargem Grande do Sul - SP
EDUARDO BarosaQuinto Neto25/03/1983
LÚCIA DE FÁTIMA DOBELIN CazariniQuinta Neta19/01/1983
ANA LUIZA DA SILVA ForteQuinta Neta06/01/1983São Sebastião da Grama - SP
MARIA FERNANDA CONZ DA SilvaQuinta Neta06/10/1982São João da Boa Vista -SP
LIEGE MARIA SilvaQuinta Neta28/05/1982
TEREZA CunhaQuinto Neto23/04/1982
TATIANA PEREIRA DA SilvaQuinta Neta09/01/1982
MÔNICA REGINA DOBELIN CazariniQuinta Neta09/11/1981
LUIZ TORRES DA Silva NetoQuinto Neto28/09/1981Apucarana - PR
FERANANDO BarosaQuinto Neto06/08/1981
FELIPE FERREIRA NevesQuinto Neto25/05/1981
ARÃ CunhaQuinto Neto31/03/1981
FÁBIO JOSÉ SilvaQuinto Neto16/09/1980
ANA PAULA CONZ DA SilvaQuinta Neta08/04/1980São João da Boa Vista -SP
ALESSANDRO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto24/10/197907/09/1989
MÁRCIO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto13/09/1979
CAMILA FERREIRA SalomãoQuinta Neta27/08/1979
THAIS ARAUJO E SilvaQuinta Neta03/08/1979São João da Boa Vista -SP
RICARDO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto16/05/1979
JULIANA DE ANDRADE FerreiraQuinta Neta26/04/1979
TARCÍSIO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto12/01/1979
SANDRA LINO DobelinQuinta Neta12/12/1978
ANDRÉ LUIS PEREIRA DA SilvaQuinto Neto16/10/1978
CARLOS HENRIQUE PEREIRA DA SilvaQuinto Neto16/08/1977
RICARDO GONÇA;VES PradoQuinto Neto09/12/1976
JOSÉ AUGUSTO SilvaQuinto Neto04/12/1976
LUCIANA DE ANDRADE FerreiraQuinta Neta10/09/1976
ROGÉRIO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto03/01/1976
TÂNIA PEREIRA DA SilvaQuinta Neta19/12/1975
ADRIANA GONÇALVES PradoQuinta Neta12/04/1975
RAQUEL PEREIRA DA SilvaQuinta Neta11/11/1974
CRISTIANO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto16/07/1974
FLÁVIO PEREIRA DA SilvaQuinto Neto07/03/1973
CARLOS EDUARDO GONÇALVES PradoQuinto Neto12/10/1971
SILVIA HELENA PEREIRA DA SilvaQuinta Neta06/11/1970
Junior ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DA Silva JuniorQuinto Neto16/09/1967
JOSÉ ALVERNE VASCONCELOS FerreiraQuinto Neto05/07/1965
ANA CLAUDIA VASCONCELOS FerreiraQuinta Neta20/12/1963
JOSÉ VICENTE DA SILVA MoraesQuinto Neto
Avós
BRIZIDA THEREZA DE JESUS VeigaAvóLisboa - Portugal
DOMINGOS CARDOSO DE BarrosAvôPorto - Portugal
MARIA DA CONCEIÇÃOAvóFreguezia de Santa Rita
SILVESTRE LUIZ RôloAvô
Filhos e Filhas do(a) Companheiro(a)
ANNA CÂNDIDA BtitencourtNora1887
BELARMINO DE ARRUDA CâmaraGenro
MARIA GERTRUDES DiogoNora
Cunhados e Cunhadas
EDELTRUDES DA ASSUNPÇÃO VeigaCunhada1890Rio de Janeiro-RJ
JOAQUINA ROSA DA CONCEÇÃO VeigaCunhada
Sobrinhos e Sobrinhas
EDELTRUDES MARIA DA VeigaSobrinha
JOANNA FRANCISCA VeigaSobrinha
LEOCADIA JOAQUINA VeigaSobrinha
Neto
IRIA DA VeigaNeta28/09/1867Caldas- MG26/07/1921Andradas-MG
VICENTE JOSÉ TorresCônjuge da Neta20/10/1851Sapri-Sa - Italia22/09/1930Andradas-MG

História Mundial

Data Idade Evento Histórico Categoria
28/08/1749 - 22/03/1832 (-52.8) - 29.8 Johann Wolfgang Goethe Personalidades
15/08/1769 - 05/05/1821 (-32.9) - 18.9 Napoleão Bonaparte Personalidades
17/12/1770 - 26/03/1827 (-31.5) - 24.8 Ludwig von Beethoven Personalidades
20/01/1775 - 10/06/1836 (-27.4) - 34.0 André Marie Ampère Personalidades
04/03/1801 - 04/03/1809 (-1.3) - 6.7 Presidente dos Estados Unidos: Thomas Jefferson Presidentes dos Estados Unidos
20/03/1804 - 06/04/1814 1.8 - 11.8 Imperador da França: Napolean I França
02/12/1804 2.5 Napoleão coroa ele mesmo Imperador da França França
01/09/1808 - 15/01/1812 6.2 - 9.6 Junta Suprema Central Espanha
12/02/1809 - 19/04/1882 6.7 - 79.9 Charles Robert Darwin Personalidades
12/02/1809 - 15/04/1865 6.7 - 62.9 Abraham Lincoln Personalidades
04/03/1809 - 04/03/1817 6.7 - 14.7 Presidente dos Estados Unidos: James Madison Presidentes dos Estados Unidos
1810 7.5 Estabelecido o Krupp Empresas
1812 9.5 Estabelecido o Citibank Empresas
07/02/1812 - 09/06/1870 9.6 - 68.0 Charles John Huffam Dickens Personalidades
18/06/1812 10.0 Guerra de 1812 entre os Estados Unidos da América e o Império Britânico. USA
18/09/1813 - 09/06/1815 11.3 - 13.0 Congresso de Viena União Européia
11/12/1813 11.5 Tratado de Valência Espanha
22/06/1815 - 07/07/1815 13.0 - 13.1 Imperador da França: Napolean II França
1816 13.5 Invenção do estetoscópio Medicina
1816 13.5 Estabelecimento da Colonização da Sociedade Americana Descobrimentos & Colonização
13/12/1816 - 06/12/1892 14.5 - 90.5 Werner von Siemens Personalidades
04/03/1817 - 04/03/1825 14.7 - 22.7 Presidente dos Estados Unidos: James Monroe Presidentes dos Estados Unidos
18/10/1817 - 19/10/1817 15.3 Revolução de 1848/1849 na Alemanha Alemanha
1818 15.5 Primeira transfusão de sangue Medicina
30/12/1819 - 20/09/1890 17.5 - 88.3 Theodor Fontane Personalidades
02/12/1823 21.5 'Doutrina Moroe' USA
04/03/1825 - 04/03/1829 22.7 - 26.7 Presidente dos Estados Unidos: John Quincy Adams Presidentes dos Estados Unidos
04/03/1829 - 04/03/1837 26.7 - 34.7 Presidente dos Estados Unidos: Andrew Jackson Presidentes dos Estados Unidos
27/05/1832 - 30/05/1832 30.0 'Hambacher Fest' Alemanha
15/12/1832 - 27/12/1923 30.5 - 121.6 Gustave Eiffel Personalidades
1833 30.6 Estabelecia a Shell Empresas
17/03/1834 - 06/03/1900 31.8 - 97.8 Gottlieb Wilhelm Daimler Personalidades
1837 34.6 Estabelecimento da Companhia de Navegação Peninsular & Oriental a Vapor (P&O) Empresas
1837 34.6 Estabelecimento da Companhia Industrial Colt's Empresas
04/03/1837 - 04/03/1841 34.7 - 38.7 Presidente dos Estados Unidos: Martin Van Buren Presidentes dos Estados Unidos
31/10/1837 35.4 Estabelecimento da Procter & Gamble Empresas
08/07/1838 - 08/03/1917 36.1 - 114.8 Ferdinand Von Zeppelin Personalidades
1839 - 1842 36.6 - 39.6 Primeira Guerra Anglo-Afegã Guerras & Conflitos Militares
04/03/1841 - 04/04/1841 38.7 - 38.8 Presidente dos Estados Unidos: William Henry Harrison Presidentes dos Estados Unidos
04/04/1841 - 04/03/1845 38.8 - 42.7 Presidente dos Estados Unidos: John Tyler Presidentes dos Estados Unidos
11/12/1843 - 27/05/1910 41.5 - 108.0 Robert Koch Personalidades
25/11/1844 - 04/04/1929 42.5 - 126.9 Carl Benz Personalidades
04/03/1845 - 04/03/1849 42.7 - 46.7 Presidente dos Estados Unidos: James K. Polk Presidentes dos Estados Unidos
Webpage criada com a versão 6 do MacFamilyTree